Maneirismos - Período de Transição
- Mariana Gobbi
- 31 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
O Maneirismo é o período que sucede o Renascimento e antecede o Barroco. Foi um período de grande mudança na moda, aqui começou a nascer o conceito de MODA, antes o padrão era Indumentária, agora o conceito Moda vem com tudo, já que as pessoas começão a se vestir a fim de ter expessões induviduais em suas roupas. O fato de se vestir agora é uma questão de Construção de Imagem.
A pequena rainha Elizabeth (assumira o trono com meros 18 anos) também conhecida com "Rainha Virgem", foi a primeira mulher a exercer a função de um homem na realeza, devido a isso, Elizabeth, usou a moda à seu favor. Sempre com roupas fortes, de muita personalidade.
Nasceu assim a Gola Rufo e o Corset de Metal, ambos os itens geram extremo desconforto, mas passam a imagem de extrema riqueza. São acessórios que deixam a mulher mais desconfortável, consequentemente com a postura mais bonita, e o corset deixa a cintura muito fina, sinônimo de beleza até os dias de hoje.
Gola Rufo - Quanto maior a gola, maior a posição social

Corset de Metal - Deformava o corpo, achatava os seios, o abdomem, e consequentemente, os órgãos internos. Acredita-se que muitos abortos espontâneos eram consequencia do uso demaseado do corset muito apertado.

Raina Elizabeth - Com sua cintura extemamente fina e sua gola extremamente grande

Influência na Moda Atual
Elizabeth: The Golden Age - 2007
Esse filme relata a história e o momento histórico vivido durante o reinado de Elizabeth I. Explica o processo de criação da imagem marcante da rainha, assim como no texto. Figurino fiel ao momento Maneirismo, uma continuação do Renascimento.

Influência da Moda Atual
Inspirada nas flores de cerejeira, Acquastudio desfila coleção romântica no SPFW






Kommentare