Neoclássico
- Mariana Gobbi
- 11 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Período com início em 1790 e final em 1810
Caracteriza-se principalmente pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos, heróis gregos e a simplicidade da arte eram alguns aspectos extremamente admirados dessas civilizações. A valorização do passado que o Movimento propôs é uma de suas principais características que levam a uma boa parte dos críticos crerem que o Neoclassicismo pode ser visto como uma face do Romantismo.
Considerado uma reação contra os exageros do Rococó, cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza, a nobreza e a pureza, atributos às culturas gregas e romanas. A valorização desses aspectos parece ainda estar intimamente relacionada à época histórica do Movimento, chamado Iluminismo ou “Era da Razão“.
O barroco e o rococó costumavam estar associados à aristocracia, enquanto o neoclássico, baseado em construções de cidades como a democrática Atenas, era o estilo que deveria agradar ao país. Napoleão foi um grande incentivador do movimento, estimulando construções como a Igreja de Maria Madalena.

Principalmente a partir do século XVIII, é importante ressaltar o fortalecimento das “academias“ como instituições de ensino de arte e organizadoras de exposições de trabalhos de seus membros. Foram extremamente importantes para a sobrevivência do neoclassicismo na pintura e na escultura.
O traço presente na pintura neoclássica é um traço firme e forte, as pinturas buscavam retratar com realisto e precisão.

Napoleão cruzando os Alpes, por Jacques-Louis David, 1801 - Óleo sobre Tela
MODA NEOCLASSICA
Vestidos exageradamente acinturados, saias rodadas e perucas enormes dão lugar a uma moda mais simples, com o chamado corte império, com cintura logo abaixo dos seios, inspirados nas vestes gregas e romanas da antiguidade.


Influência na Moda Atual
Elie Saab Spring/Summer 2014






Referências de Filme
Minha Amada Imortal - 1994
Viena, 1827. Ludwig Von Beethoven (Gary Oldman) morre e um grande amigo do compositor, Anton Felix Schindler (Jeroen Krabbé), decide cumprir o último desejo do maestro, que deixava em testamento tudo para a "Amada Imortal", sem especificar o nome desta mulher. Assim empreende uma jornada tentando encontrá-la, encontrando em sua procura um retrato desconhecido de Beethoven.

Comments