A Vanguarda no Século XX
- Mariana Gobbi
- 15 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Algumas das consequências do Pós Guerra, foi a grande percepção das diferenças entre a alta burguesia e o proletariado, dando maior força ao capitalismo e fazendo surgir os primeiros movimentos sindicais.
Com esse e outros motívos para dúvidas, quesitonamentos, reinvidicações e protestos, criou-se um terreno farto para criação de novos conceitos no campo das Artes. Ruptura e transformação, o início de século na Europa se encontrava em intensa turbulência. Problemas de natureza política e conflitos entre países vizinhos deram inicio a desentendimentos locais que acabaram provocando a Primeira Guerra Mundial. As pessoas tinhas de construir um novo olhar para a vida, agora transformada pelo impacto das descobertas tecnológicas que começavam a causar espanto. Era da eletricidade. O cenário artístico europeu também vivia um momento de grande agitação, movimentos artísticos, as vanguardas, surgiram para estabelecer novas referencias para a pintura, literatura, música e escultura.
Os movimentos começaram a tomar formas e nomes, são eles:
NEOIMPRESSIONISMO- Final do séc XVIIII - nasce das técnicas do Divisionismo e Pontilhismo, que é trabalhosa, pois enquanto os impressionistas aplicavam o que viam de imediato, os neo-impressionistas estudavam sistematicamente os tons que seriam aplicados na tela ponto a ponto. É o que o artista vê. Os pintores mais consagrados da época foram: Georges Seurat, Paul Signac e Pissarro.
Georges Seurat


Paul Signac

Grande Jatte

EXPRECIONISMO - Expressar o universo interior do próprio artista relata suas idéias, tensões, medos objetivos, percepções. Não e o que o artista vê, e sim o que ele sente.
O principal artista foi o pintor holandês Vincent Van Gogh.

IMPRESSIONISMO - Os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.

FUTURISMO - Visando o futuro, defende a violência, a velocidade e a sociedade industrial, desenvolvendo temáticas preferencialmente relacionadas com a vida citadina, com a máquina e com a electricidade.
Umberto Boccioni

SURREALISMO - Sob influência de Freud, os artistas e escritores reclamam a autonomia da imaginação, através da exploração e livre expressão do que é consciente.
Salvador Dali


ABSTRATO - Formas soltas, riscos, círculos, e figuras soltas que mesmo juntas não formam nada real. Exalta o dinamismo da cor pura, imprimindo aos seus quadros um ritmo quase musical.
Piet Mondrain

CUBISMO - Sobreposição de uma mesma imagem de formas diferentes, usando o olho do lado do braço em cima da orelha, por exemplo. Quebra do paradigma matemático perfeito.
Pablo Picasso

Referências de Filme:
Filme: Van Gogh - Vida e Obra de Um Gênio (Vincent & Theo) - 1990
O filme foca a trágica história do pintor honlandês Vincent Van Gogh e o relacionamento com seu irmão Theo, que trabalhava numa galeria de arte e sempre o ajudou.

Bình luận