Belle Époque
- Mariana Gobbi
- 15 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
O período conhecido como Belle Époque (1870-1914), corresponde a uma época com uma vida noturna ativa, evidência da sensualidade da mulher, a sociabilidade das pessoas, o exagero e a ostentação reinavam e eram representadas pelo volume excessivo, pelas penas, rendas e pérolas, além de babados, plissados, bordados, lantejoulas, rufos e outros ornamentos nos trajes femininos.
As roupas foram readaptadas das mudancás da Era Vitoriana, voltam as curvas e cintura marcada. A cintura volta a aparecer, a roupa grudada no corpo e todo volume vai para a bunda, em formas bem redondas com armações de criolinas e anáguas.

As roupas de baixo das mulheres nobres eram tão enfeitadas quanto as das prostitutas da capital e tão cheia de babados quanto as das dançarinas de cancã do Moulin Rougue.
Com seus cafés-concertos, balés, óperas, livrarias, teatros, boulevards e alta costura, Paris, a Cidade Luz, era considerada o centro produtor e exportador da cultura mundial.

Ao fim do século a roupa mostra o corpo mais curvilíneo, corpo sensual. Época com a maior deformidade, cintura em "S", a moda da época era ter cerca de 40 cm de cintura.


Ao decorrer dos anos surgia o hábito da prática esportiva, o que influenciou diretamente na moda feminina, inclusive com o surgimento da bicicleta, o resultado foi um visual masculinizado nas roupas femininas. Devido a essas mudanças, surgiu a saia-calção, um modelo bufante de peça inferior, e mais tarde com a incorporação dessas roupas ao dia-a-dia, o tailleur (terninho feminino). Este último foi adotado pelas mulheres que viviam nas cidades.

As pinturas de Toulouse-Lautrec (frequentador assíduo do Moulin Rouge e outros cabarés) também nos mostra bem a vida desse período boêmio. O tema principal das pinturas era a vida boêmia parisiense.

Obs: época de Chaplin (transição do cinema mudo para o cinema falado)
Começa a surgir as Divas do Cinema início do séc 20 - Theda Bara (primeira cleoprata)
MODA MASCULINA
A moda masculina da Belle Époque era funcional e pouco mudou desde Era Vitoriana. A silhueta continuava longa, magra e atlética. Cabelos eram cortados curtos, com barbas pontudas e bigodes generosos. Como acessórios: cartolas, chapéus de feltro, relógio de bolso, luvas, bengalas.


Os sapatos, em sua maioria, eram ankle boots (chegavam até o tornozelo), usados com biqueira. Sapatos de amarração em preto, cinza ou marrom eram comuns para uso diário. Em ocasiões formais eram usadas botas com a parte superior branca e botões laterais.


Belle Epoque nos dias de hoje:
Desfile Alta Costura Semana de Moda de Paris - Inverno 2015








Referência de Filmes
Titanic - 1997
Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.
Em 1998 foi indicado para todas as modalidades de prêmios do Oscar, não ganhou apenas 3.

Comentarios